segunda-feira, 9 de julho de 2007

O mundo dos papeis.

"Em casa onde se falta pão, todo mundo grita, ninguém tem razão". Pois é, sabem como são os ditados, né?, dizem tudo sem dizer nada. E se forem citados com a entonação correta, deixam o ouvinte com a sensação de aquilo realmente tinha um sentido e só ele não entendeu. Mas, o mundo dos papéis me faz lembrar deste ditado em especial com freqüência. Nunca vi tanta gente gritar sem ter razão. Impressionante como os princípios mais bonitos servem de base para os pedidos mais esdrúxulos. Certa feita, vi Jô Soares fazer um comentário sobre uma pérola do ENEM que cabe perfeitamente: “acho q o professor lê isso aqui e não sabe se está certo ou errado”. Nesse caso, a dúvida seria do Juiz e não do professor. Aí, as pensões alimentícias se perdem em meio a discussões entre maus devedores e cobradores impiedosos. E eu fico me perguntando qual é o pão que falta a essa gente. Ética seria uma resposta bem óbvia, a ponto de me fazer desconfiar dela. Talvez sejam apenas crianças esquecidas por seus pais, carentes de atenção, que gritam por não saber dizer o que sentem e por não conhecer limites para o barulho. O que isso significa deixo para outro post, com análises antropológicas ou sociológicas mais profundas...

2 comentários:

D'Artagnan disse...

acho que estou ficando maluco. mais uma vez parabén velho dan pela participação...

eu acho q e tou ficando cada vez mais exigente com as pessoas, exigindo q elas pensem e considerem cada aspecto das coisas que falam, ou então assumam uma perspectiva. pq as vezes parecem burros mas eles escolheram isso, aí... paciência

S... disse...

Existir jah eh cair em profundezas razas dos misterios do mundo.

quer drama existencial mais profundo do que a reflexao de um pai sobre como conseguir dinheiro para dar de comer aos filhos?

Nao somos prufundos Daniel. Somos "prafora".Pq na nossa sociedade o importante é isso.Ser prafora é taun facil que somos taun burros que complica.Acaba sendo cmplicado mesmo...

Mas no fim naun importa.
naun é importante ateh que ser profundo nos leve ao psiquiatra.

(oi, tudo bem!estou na espanha com Deco em pleno caminho de santiago soterrada nas profundesas de minhas duvidas sobre aonde me levara meus pés alem de santiago.)