sexta-feira, 20 de abril de 2007

O mundo dos papéis é bastante triste

Eu estava, hoje a noite, voltando pra casa pela bonocô com uns companheiros do MPL conversando sobre muitas coisas, até que chegamos no tema ensino. Ele falou sobre como era autodidata e como a universidade não supria as necessidades de conteúdo dele e tal (ele faz história na Federal).

Aí eu concluí: O mundo dos papéis é muito triste.

Percebam, dentro dos moldes e sustentáculos da sociedade pós-contemporânea a universidade tem um papel quase de messias para nós. Sério. vejam bem "no mercado você precisa ter um diferencial", esse é o lema, então veio "Vc precisa ter segundo grau" aí as escolas públicas ficaram abrangentes; logo, "todo mundo" tinha segundo grau e assim veio "você presisa ter uma graduação superior" opa! mas n tem universidade pra todo mundo... iniciativa privada neles... e aí? aí voltamos ao lema "você precisa ter um diferencial" que culmina em "graduação não é mais suficiente, o mercado exige uma pós, um mestrado um doutorado, um phd, um ppppppppphd...." e aí? aí nada. mas peraê. quantas pessoas nesse país tem acesso ao ensino superior? Se fosse 20% da população seria um... um... na verdade seria uma mentira cabeluda... O que me leva a duas conclusões óbvias.

1. O fetiche pelos papéis e pelas folhinhas atestadas das universidades chegou a um nível tal, que ninguem entra na universidade pra aprender, mas pra se formar, ou melhor de sair dela. E que essas pessoas, geralmente, não têm nenhuma responsabilidade com a democracia do conhecimento e ignoram, deliberadamente ou não, os outros 90% de brasil em volta deles. e como eles presisam sustentar seu alto padrão de vida, ou aumentá-lo, fazem Pês e mais Pês, sugando dos 100% e colocando nos 10% menos importantes.

2. A necessidade de controle que o estado tem é inconsoante com as necessidades do povo. o poder da Burocracia, de dizer se aquele papelzinho vale ou não para identificá-lo, ou dizer, voltando à educação, que aquele sabe mais do que aquele outro. isso tudo não passa de um grande problema de Ego e um mecanismo eficiênte, muito eficiênte de manter as coisas como estão.

Um comentário:

Unknown disse...

Estou com mania de começar as coisas elogiando as pessoas..entaõ aih vai..Parabens por ter ido e continuar até o dia em q ñ for mais preciso pro MPL e tbm parabéns pela reflexão!Alias essas ideias jah são velhas conhecidas minhas(ñ pq sao minhas ,mas pq jah haviamos conversado sobre isso)..pois ehh eu ñ acho q o mundo dos papéis é bastante triste.Acho q os papéis,bactérias,os vírus sáo todos mt bons..os maus somos nós..HUMANOS..odeio humanos...ñ entrarei na discussão filosófica,sociológica,biológica do assunto...mas so posso terminar com uma frasezinha q li em o Mundo de Sofia "Se o cérebro humano fosse tão fácil a ponto de entendê-lo,nós seriamos tão idiotas q ñ o entenderiamos."Eu viajo?