sexta-feira, 13 de junho de 2008

Primeiro campeão nordestino da Copa do Brasil é o Sport Clube do Recife!

Pernambuco está em Festa! Eu, Particularmente, também. Esse foi o primeiro título da Copa do Brasil para um time do Nordeste. Motivo suficiente para uma matéria exageradamente extravagante em qualquer jornal dessa região, não é? Aparentemente não.

O Jornal A Tarde de ontem, quinta-feira se resumiu a uma "notinha" de capa e uma matéria em Preto-e-branco nas "últimas notícias". no momento eu imaginei que havia algo realmente grande no mundo do futebol sendo abordado no "A Tarde Esporte Clube" caderno oficial de esporte do diário. e não é que eu estava certo!!? não, não estava. o grande tema do Caderno de "Esportes" era, pasmem, o dia dos Namorados! Curiosidades sobre os Casais torcedores ou os jogadores da bahia e suas namoradas. deixa pra lá, é que eu esperava mais do A Tarde. não sei por que.

Então me senti na obrigação, como Brasileiro e Nordestino orgulhoso, de parabenizar o Sport e gritar é campeão junto com meus camaradas de pernambuco. ouvi muita gente dizendo que não torcia pro Sport porque pernambucano se achava melhor que baiano, na minha experiência com Pernambucanos fica um diálogo: "O frevo é de pernambuco ou da bahia?" e eu respondi "sei lá, de pernambuco?" e o cara me respondeu "O Frevo é do mundo, é de todo mundo!".

Aí eu Grito: “Cazá, cazá, cazá, cazá, cazá!A turma é mesmo boa! É mesmo da fuzarca! Sport! Sport! Sport!”. Bôra Sport Minha Pooooorraaaaaa!!

é gostoso ver a imprensa esportiva nacional - leia-se imprensa carioca-paulistana -, que cantou a vitória do Corinthians a semana toda, dizendo coisas como "é um time de série A na série B" fazendo até parecer injusto o descenso ano passado - parecendo até que era suficiente ser da série A para vencer o Sport, ou qualquer time do nordeste, sem se tocar que esse time levou no caminho dois eternos candidatos ao título do brasileiro Inter e Palmeiras, além de um dos "Grandes" cariocas, o Vasco - Esperniar, chorar, lamentar e se revoltar com o time como o que foram a semana toda: torcedores do "Timão". Quanto à torcida não-jornalística fazem o que tem que fazer mesmo.

O mais legal é ver o silêncio constrangedor da imprensa quando o assunto é a Copa do Brasil, que por sinal saiu das pautas tão rápido como chegou. a parte revoltante é o silêncio obsequioso da imprensa baiana. mas larga quieto, eu que não sou imprensa nem nada vou fazendo a parte dela e a minha.

Parabéns Sport Clube do Recife por mais um título Nacional. Parabéns a Carlinhos Bala, Profeta e, na minha opinião, Melhor Jogador da Partida. Parabéns aos Rubro-Negros da Ilha, Rumo à Triplice Coroa!!

Ps. A prefeitura de Salvador vem se vangloriando de ser o maior PIB da bahia. a Pergunta: Fora ilhéus, na "época que o Cacau era ouro", qual cidade da bahia teve condições de competir com Salvador? estou pesquisando

Um comentário:

Athos disse...

Jornalismo de merda...
20 anos sem generais nem censura e isso tudo que temos de democracia da informação.

E meu bahia tomando de quatro do juventude. ficar na segunda já vai ser uma conquista.