sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Caminhão no Caminito

da série "esse não é um blog futebolístico"

Bem da verdade eu estou indignado, pra variar, com a imprensa, pra variar. tenho assistido muita tv aberta ultimamente, o que não é de meu costume, e com isso muito jornal. o engraçado é que todos tratam do mesmo tema e passam cada uma a sua forma de ver o mundo. às vezes embutidas no formato da reportagem às vezes dita abertamente.

A primeira bola foi a "Lei Seca" todos falaram da mesma forma: mostraram pessoas bêbadas nos bares dizendo que conhecem seus limites e que a polícia "tá operando" prendendo uma penca. trataram logo de desmentir as supostas lendas de que balinhas de licor e anti-sépticos bucais acusariam ilegalidade no "bafometro". e pronto. a lei é ótima!

mas eu não paro de imaginar que se a lei fosse um desastre como tantas outras o governo já estaria cercado de manifestantes e a imprensa "estaria ficando à frente" da situação pra que o governo, real responsável, mais particularmente o presidente Lula, fosse investigado.

A seguinte foi o caso Daniel Dantas. O maior pilantra baiano vivo sem imunidade paramentar segue sendo preso por um e solto por outro. tô quase mandando um e-mail pra polícia federal pra eles virem investigar a lavagem de dinheiro que o Opportunity fez no Bahia. pra quem não lembra o Opportunity tornou o bahia o primeiro clube empresa do Brasil e fora o dinheiro que foi investido para executar o lavatório o Banco de Dani D. contraiu apenas dívidas em nome do Clube.

O legal da história de DD foi que a Band, primeiro jornal da noite mostrou "trechos selecionados pela polícia federal que, juntos, somam menos de cinco minutos da conversa entre o presidente, o chefe interino da PF e Protógenes Queiroz (Delegado que liderava o caso)" e continuava "a idéia por trás da liberação das gravações era esclarecer o afastameno do delegado do caso, e desfazer a imagem de que o governo teria pedido o afastamento" finalizando com "mas não ficou tão claro assim". essa notícia passou do âncora para a correspondente em brasília para a reportagem gravada e de volta à representante na Capital Federal e todos eles repetiram essas mesmas frases. Depois o Jornal mostrou trechos que pareciam que, realmente o governo disse pra ele sair do caso. Algo do tipo:

- Protógenes: Minha idéia é ficar até o final da investigação...

-Chefe da PF: não, não. A gente vai passar pra um dos seus colegas...

aí eu fiquei: que maluquice, isso não faz sentodo nenhum como é que o governo manda liberar gravações pra provar que não foram eles, informações editadas pela PF, e na verdade ela os incrimina mais ainda
?

Na Reccord os caras repetiram que as gravações foram liberadas para lmpar a imagem do governo mas que ficou algo nebuloso mais ou menos assim:

- Protógenes: Minha idéia é ficar até o final da investigação (...) pq eu n costumo deixar as coisas pela metade (...) se eu voltar a tempo quero continuar mas não como liderança, mais como auxílio.

- Chefe da PF: tá, tá, se você voltar a tempo tudo bem se tiver tudo certinho tecnicamente tá, tu volta mas.

- Protógenes: Não, é que.

- Chefe da PF: não, não A gente vai passar pra um dos seus colegas. tu volta como assistente mas a gente vai passar.

detalhe que a investigação terminava hoje, e só a Reccord disse isso. Eu fiquei besta. já tinha ouvido falar qu era possível distorcer as coisas mas essa foi foda.

O terceiro e Último pato, foi a troca de corpos por presos entre Israel e Líbado. eu ouvi falar que metade das reportagens do brasil são compradas de redes internacionais e se esse caso não foi prova, foi indício. Israel recebe dois corpos; logo, dois funerais; logo, chororô viúva se lamentando, aquela coisa. No Líbano há presos vivos! ou seja, Festa, vivas e alegria! nas reportagens, que pareciam ter sido compradas de uma rede Estado Unidense, fazia você sentir raiva daqueles muçulmanos escrotos que ficam comemorando a volta de amigos, enquanto os coitadinos dos israelenses que não fazem mal a ninguém sofrem com dois enterros. o engraçado é que se eles compram as reportagens onde é que eles filmam aqueles repórteres fazendo que estão lá no Oriente médio, será no sertão
?

Pois é, parece que se vc quiser se informar não deve comprar um jornal ou assistir a apenas um. leia todos e assista todos, aí vai dar pra perceber que os canhões das televisões são caminhos muito estreitos para a informação.

3 comentários:

Unknown disse...

Desculpa por ter feito vc assistir tv aberta, mas as vezes ela consegue nos fazer pensar e chegar a uma conclusão até mesmo relevante,ne?Agora, obviamente, não posso deixar de discordar de vc. Não acho que a melhor solução seja sair lendo e assistindo tudo sobre tudo, pois o nosso mundinho selvagem, da livre concorrência e competição, é capaz de deixar qualquer uma doida(o) e sem rumo, se começarmos a fazer isto. Imagine o tanto de informaçao, contradição e mentira?Como vc bem sabe, tenho o meu próprio jeito de resolver isto e, simplesmente não assisto mais televisão. Diante de alguns anos assistindo os canais abertos, os unicos a que tenho acesso, percebi q cansei de ser enganada. Entao, só leio. E opto por ler aqueles meios os quais confio na veracidade das informações prestadas.Vez ou outra, saiu deste meu mundinho e vou conferir se é isso mesmo, entende?Enfim, cada um sabe de sua vida, mas acho bastante complicado ficartodos os dias digerindo as várias informações dadas de modos diferentes sobre as mesmas coisas. As vezes isto pode até resultar em algo bom, como no seu caso, outras vezes não, como no meu.

D'Artagnan disse...

é, mas as notícias que você "confia" podem ser simplesmente as que te agradam.

Athos disse...

Acho até q tinha uma opinião sobre isso, mas sabe como é né? não se deve meter a colher em certas situações e talz...