quarta-feira, 6 de maio de 2015

Reflexões sobre o calendário do futebol brasileiro

Depois de assistir a entrevista do terceiro executivo mais importante da Bahia (há uma controvérsia sobre o executivo soteropolitano), Marcelão Miseravão Truqueiro, O Mito, Sant'ana, fiquei pensando que, fora as picuinhas políticas (que não é pouca coisa), não deve ser muito complicado fazer um calendário razoável. razoável que eu digo é que cumpra as obrigações trabalhistas, um mês de férias, e o período da tão sonhada e relegada pré-temporada, também de trinta dias.

Nas minhas contas o ano tem 52 semanas, que parece levar naturalmente a 52 domingos, dias tradicionais de jogos. Os clubes da primeira e segunda divisões (a terceira nem sei como está) jogam necessariamente 38 jogos.

Vou fazer uma pausa aqui pra dizer que essa é a parte fácil do calendário e sei disso. aqui vão entrar os clubes com grana pra bancar os deslocamentos e tal, mas a lógica deve ser parecida para todos os níveis do futebol: garantir um número mínimo de partidas no ano para todos os clubes, o que leva a necessidade dos campeonatos que envolvam os clubes serem algo rentáveis, mas relaxe.

Ok, 38 jogos, 38 domingos - calma, eu sei que não se joga apenas aos domingos - mas são 38 jogos de Liga, as copas, sejam quais forem, entram nas quartas feiras. É pouco razoável achar que serão 52 quartas feiras de jogo, então deve haver um número de quartas feiras razoável, distribuídas razoavelmente entre os domingos. Veja que as copas não incorporam o calendário mínimo, por isso vou deixá-las, de lado por enquanto.

Bom, comecei falando de férias e pré-temporada (não sei as regras do hífen, já fiz vestibular, beijo no ombro). então me permiti uma aproximação de quatro semanas pra cada uma desses intervalos. Naturalmente as quatro últimas semanas de um ano e as quatro primeiras do próximo, Dezembro e Janeiro, portanto. Nessa onda foram-se mais oito semanas, alguém tá contando? pois é, 38 semanas de liga, mais 8 semanas de "intervalo" dá 46, pra 52, como diria minha mãe, 6. aí fudeu, por falta de uma palavra melhor. como é que organiza um campeonato decente com 6 semanas?? lembre-se que falo aqui de calendário mínimo. a resposta é, não faz.

Minha primeira reflexão foi que era complicado. aí depois vi que era simples, era só matemática. E mais, Marcelão Miseravão Truqueiro, O Mito, Sant'ana, aka Presida largou na ESPN, estadual dá acesso ao regional. matou a charada. Acertou, miserável! o que a gente tem que ter na cabeça é: Tem que ter Nordestão, fodam-se. mas não dá pra fazer em seis datas. nem em doze (quarta e domingo). Então, pra o estadual caber no calendário com relativa folga, tem que rolar um encolhimento do Brasileirão.

Aí uma galera já parou de ler porque tá grande pá porra e eu disse que o brasileirão tinha que ter 18 clubes. Bichoooo, escute Presida, ele largou, futebol é um negócio, e esse negócio vai ser melhor assim. Antes que alguém evoque a Europa contra, o alemão tem dezoito, e uma ruma lá tem menos que 20.

Então faça a conta aí, 18 Clubes, 34 datas. mais oito do "intervalo", 42, pra 52, 10. dá pra fazer um campeonato decente com dez datas? não. resolveu nada então! calma miséra. a gente tem as quartas feiras ainda. a pergunta agora é, qual o mínimo de jogos que um clube deve fazer pra se pretender rentável o ano todo. A LL (Lampião's League) tem 12 datas. Dessas doze, apenas seis devem compor o calendário mínimo (fase de grupos miséra). Com duas quartas feiras estrategicamente escolhidas, pra não chocar com Copa do Brasil, Libertadores ou o escambal, dá pra fazer a LL. mas aí, os clubes eliminados na fase de grupos (normalmente os com menor orçamento) teriam um calendário mínimo de 40 jogos. Talvez esteja bom pra uma primeira tentativa, mas eu sou um pouco mais radical e propenso a ódio alheio.

A LL tem que ser no formato de liga, duas divisões, os estaduais dão acesso à segunda. Antes que alguém fale alguma merda aí, vai ter mata-mata, espere. a primeira divisão deve ter 11 clubes. É onze mesmo, escrevi errado não. Onze clubes, jogos só de ida, sorteados, os dois últimos caem e os quatro primeiros fazem um quadrangular. Primeiro pega o quarto, terceiro e segundo se enfrentam, vantagem dos primeiros blá, blá, blá. Agora se segure na cadeira. Final em jogo Único! local decidido por sorteio antes do campeonato começar. Final no Sábado pra todo mundo sair embriagado nas cidades gastando o dinheiro que não têm quando for campeão. estádio dividido meio a meio, ó que festa da porra! misericórdia.

Sim, voltando ao assunto, se o Batráquio se fuder que nem o Vice-BA esse ano, mesmo assim vai jogar 44 vezes. Sim, faça a conta aí, são dez jogos da LL mais 34 do brasileirão. isso se não jogar sequer uma partida da Copa do Brasil, como a CBR tem gato e cachorro, bote aí mais um jogo. 45 jogos. tá de bom tamanho pro calendário mínimo. percebam que se o pião for pra final da LL, vai jogar três jogos a mais, "apenas", completando 47 (ou 48).

ia entrar na Libertadores e Sul-americana mas deu preguiça. ôtu dia. beijos

2 comentários:

Luiz Carlos disse...

PROPOSTA DE CALENDÁRIO E FORMATO DE COMPETIÇÕES PARA O FUTEBOL BRASILEIRO, SUL-AMERICANO E MUNDIAL

CAMPEONATO BRASILEIRO
MARÇO A SETEMBRO (30 DATAS)
SÉRIE A
Disputada por 16 clubes em turno e returno, classificando do 1° ao 7° para a Copa Libertadores da América, do 8° ao 14° para a Copa Sul-Americana e os dois últimos colocados serão despromovidos para a Série B.
SÉRIE B
Disputada por 16 clubes em turno e returno, os dois primeiros colocados serão promovidos à Série A e os dois últimos colocados serão despromovidos para a Série C.
SÉRIE C
Disputada por 16 clubes em turno e returno, os dois primeiros colocados serão promovidos à Série B e os três últimos colocados serão despromovidos para a Série D.
SÉRIE D
Disputada por 16 clubes em turno e returno, os três primeiros colocados serão promovidos à Série C e os três últimos colocados serão despromovidos para a Série E.
SÉRIE E
Disputada por 16 clubes em turno e returno, os três primeiros colocados serão promovidos à Série D e os quatro últimos colocados serão despromovidos para o Campeonato Nacional.

CAMPEONATO NACIONAL
MARÇO A NOVEMBRO (46 DATAS)
Seria disputada por 320 clubes, divididos em 32 grupos de 10 clubes, em quatro turnos, dois de ida e dois de volta. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná teriam dois grupos e os demais estados apenas um grupo. Para a Segunda Fase classifica o campeão de cada grupo, 16 grupos de dois clubes, os vencedores classifica para as oitavas, os vencedores das oitavas se classifica para as quartas, os vencedores das quartas se classifica para as semi- finais e os vencedores das semi-finais farão a final. A partir da 2a fase os jogos serão eliminatórios em ida e volta. Os quatros primeiros são promovidos para a Série E do Campeonato Brasileiro.

COPA DO BRASIL
OUTUBRO E NOVEMBRO (15 DATAS)
Disputada pelos 80 clubes do Campeonato Brasileiro (Séries A, B, C, D e E). Na 1a fase os clubes serão divididos em 16 grupos de 5 clubes (Cada grupo terá um clube de cada Série do Campeonato Brasileiro), disputada em turno único, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O Campeão é promovido para a Libertadores do ano seguinte.

COPA DA LIGA
MARÇO A SETEMBRO (16 DATAS)
Disputada por 64 clubes das séries A, B, C ,D e E que ficaram fora das Copas Continentais (Libertadores e Sul-americana), na 1a fase os clubes serão divididos em 16 grupos de 4 equipes, disputada em turno e returno, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O Campeão disputará a Copa Sul-americana do ano seguinte.

COPA NACIONAL
MARÇO A SETEMBRO (14 DATAS)
Disputada pelas 320 equipes do Campeonato Nacional, divididos em 64 grupos de 5 clubes, apenas em jogos de ida. Classificando o campeão de cada grupo para a fase seguinte, que será disputada em jogo único, a partir das oitavas será disputada em jogos de ida e volta, com exceção da final que será em jogo único e em local neutro. O campeão disputará a Supercopa Nacional.

SUPERCOPA DO BRASIL
Disputada pelo Campeão da Série A e o Campeão da Copa do Brasil, em jogo único.

SUPERCOPA DA LIGA
Disputada pelo Campeão da Série B e o Campeão da Copa da Liga, em jogo único.

SUPERCOPA NACIONAL
Disputada pelo Campeão do Campeonato Nacional e o Campeão da Copa Nacional, em jogo único.

Luiz Carlos disse...

PROPOSTA DE CALENDÁRIO E FORMATO DE COMPETIÇÕES PARA O FUTEBOL BRASILEIRO, SUL-AMERICANO E MUNDIAL

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
MARÇO A OUTUBRO (16 DATAS)
Disputada por 48 clubes, sendo 8 do Brasil, 8 da Argentina, 4 do Uruguai, 4 do Paraguai, 4 do Equador, 4 da Colômbia, 4 do Chile, 4 da Venezuela, 4 do Peru e 4 da Bolívia. Na 1a fase, em turno e returno, os 48 clubes serão distribuídos em 12 grupos de 4 clubes, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os 8 melhores terceiros lugares para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). Os três primeiros colocados disputarão o Mundial de clubes da FIFA no mês de dezembro.

COPA SUL-AMERICANA
MARÇO A OUTUBRO (16 DATAS)
Disputada por 48 clubes, sendo 8 do Brasil, 8 da Argentina, 4 do Uruguai, 4 do Paraguai, 4 do Equador, 4 da Colômbia, 4 do Chile, 4 da Venezuela, 4 do Peru e 4 da Bolívia. Na 1a fase, em turno e returno, os 48 clubes serão distribuídos em 12 grupos de 4 clubes, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os 8 melhores terceiros lugares para a 2a fase. A partir da 2a fase, o sistema de disputa será eliminatório, em jogos de ida e volta, sendo cinco fases (Dezesseis avos,oitavas, quartas, semi e final). O campeão disputará o Mundial de clubes da FIFA no mês de dezembro.

RECOPA SUL-AMERICANA
Disputada pelo campeão da Copa Libertadores e pelo campeão da Copa Sul-Americana no mês de março.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA
DEZEMBRO (5 DATAS)
Disputado por 16 clubes, sendo 4 da Europa, 4 da América do Sul, 2 da África, 2 da Ásia, 2 da CONCACAF, 1 da Oceania e 1 do país sede. Na 1a fase, os 16 clubes serão distribuídos em 4 grupos de 4 de clubes, classificando apenas o primeiro colocado de cada grupo para as semi-finais, os vencedores das semi-finais fazem a final.

OBSERVAÇÕES
- Janeiro : Pré- temporada.
- Fevereiro: Reservado para as seleções disputarem as Eliminatórias, Copas Continentais ( Copa América, Eurocopa, etc) e Copa do Mundo.
- Os 400 clubes teriam um calendário de março a novembro, disputariam no mínimo 40 jogos e no máximo 60, excetuando-se os jogos comemorativos de abertura de temporada ( Supercopa do Brasil, Supercopa da Liga, Supercopa Nacional e Recopa Sul-americana).
- Os 16 Clubes que disputassem as Copas Continentais (Libertadores e Sul-Americana) fariam no mínimo 40 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 4 pela Copa do Brasil e 6 pela Copa Continental) e no máximo 60 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 14 pela Copa do Brasil e 16 pela Copa Continental).
- Os 64 Clubes que ficarem​ fora das Copas Continentais (Libertadores e Sul-Americana) fariam no mínimo 40 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 4 pela Copa do Brasil e 6 pela Copa da Liga) e no máximo 60 jogos (30 pelo Campeonato Brasileiro, 14 pela Copa do Brasil e 16 pela Copa Liga).
- Os 320 Clubes que disputassem o Campeonato Nacional fariam no mínimo 40 jogos (36 pelo Campeonato Nacional e 4 pela Copa Nacional) e no máximo 60 jogos (46 pelo Campeonato Nacional e 14 pela Copa Nacional).
- Dezembro seria disputado o Mundial de Clubes e férias para os jogadores.