sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Uma história Peruana

Conta a História - ou seria melhor dizer "reza a lenda"? - que, certa vez, um guerreiro do Povo dos Quatro Cantos, se apaixonou pela filha de um Rei, verdadeiro significado da palavra Inca. Como em qualquer boa estória de amor, o romance era proibido, já que um soldado não podia se envolver com uma nobre.

Ao tomar conhecimento desta situação, o Inca ordenou que sua filha fosse executada, de modo a evitar aquela humilhação. Seguindo a tradição romântica, Ollantay, o guerreiro apaixonado, raptou sua amada e fugiu com alguns fiéis seguidores.

Por muitos anos, eles viveram juntos na selva, enfretando seu próprio povo e os invasores espanhóis, até que foi traído e levado ao Rei. Após diversos desencontros, os captores levaram Ollantay à capital do Império, Qosqo, o umbigo do mundo. Contudo, neste meio tempo, o Inca morrera e fora sucedido por seu filho, irmão da princesa raptada. O novo Rei perdoou o casal, que foi viver numa cidade próxima.

O que se sabe de verdade é que esta cidade foi um dos últimos pontos de resistência do povo dos Tahuantinsuyo e que, após destruir este reduto, os espanhóis não avançaram mais pelo vale. Esta cidade hoje é chamada de Ollantaytambo, expressão Quéchua para casa de Ollantay.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Grandes Profetas da Modernidade

Às portas de um cruzeiro gay o capitão do barco fazia um discurso de boas vindas:

- Senhoras e senhores, bom dia. é com muito prazer que os recebo...

- Úúúúiii - interrompeu um rapaz de regata branca - o prazer vem depois gato!

Encabulado e com um sorriso meio sem graça, o capitão continuou:

- É minha primeira vez como capitão de um cruzeiro gay e...

- Adóóóóro um cabaço! Dessa vez foi um coroa de blusa vermelha de botões e um chapéu de palha.

o capitão já bastante nervoso tentou concluir logo:

- Enfim, espero que vocês se divirtam bastante - e já na espera de outra interrupção finalizou - a tripulação estará às ordens para melhor servi-los.

depois de uma breve pausa a espera da piadinha que não veio, o capitão tomou um pouco de confiança e fechou o discurso como mandava sua própria superstição:

- Eu não sei se os senhores conhecem as palavras da bíblia mas eu sempre gosto de iniciar as minhas viagens com algumas palavras de sabedoria.

e novamente sem ser interrompido abriu o livro em suas mãos e o leu:

- E disse Noé...

- PRO BARCO BIXADA!!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Primeira da série "Tiradas Geniais de livros"

Um homem que acaba de se encontrar cego vai com sua mulher ao olftalmologosta. depois de algumas perguntas e aqueles exames clássicos que os oftalmologistas fazem a mulher do homem pergunta:

- E aí doutor, é algo sério.

- sinceramente, não há nada de errado com seu olho - responde o doutor

- Ai que ótimo! não disse que ia passar - exclamou feliz a mulher

- e o senhor vai me receitar algum remédio doutor.

- Não, não. seria como lhe receitar às cegas

- e aí vai uma metáfora apropriada.

- o doutor finge que não ouve e segue para sua mesa

(...)