sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Caminhão no Caminito

da série "esse não é um blog futebolístico"

Bem da verdade eu estou indignado, pra variar, com a imprensa, pra variar. tenho assistido muita tv aberta ultimamente, o que não é de meu costume, e com isso muito jornal. o engraçado é que todos tratam do mesmo tema e passam cada uma a sua forma de ver o mundo. às vezes embutidas no formato da reportagem às vezes dita abertamente.

A primeira bola foi a "Lei Seca" todos falaram da mesma forma: mostraram pessoas bêbadas nos bares dizendo que conhecem seus limites e que a polícia "tá operando" prendendo uma penca. trataram logo de desmentir as supostas lendas de que balinhas de licor e anti-sépticos bucais acusariam ilegalidade no "bafometro". e pronto. a lei é ótima!

mas eu não paro de imaginar que se a lei fosse um desastre como tantas outras o governo já estaria cercado de manifestantes e a imprensa "estaria ficando à frente" da situação pra que o governo, real responsável, mais particularmente o presidente Lula, fosse investigado.

A seguinte foi o caso Daniel Dantas. O maior pilantra baiano vivo sem imunidade paramentar segue sendo preso por um e solto por outro. tô quase mandando um e-mail pra polícia federal pra eles virem investigar a lavagem de dinheiro que o Opportunity fez no Bahia. pra quem não lembra o Opportunity tornou o bahia o primeiro clube empresa do Brasil e fora o dinheiro que foi investido para executar o lavatório o Banco de Dani D. contraiu apenas dívidas em nome do Clube.

O legal da história de DD foi que a Band, primeiro jornal da noite mostrou "trechos selecionados pela polícia federal que, juntos, somam menos de cinco minutos da conversa entre o presidente, o chefe interino da PF e Protógenes Queiroz (Delegado que liderava o caso)" e continuava "a idéia por trás da liberação das gravações era esclarecer o afastameno do delegado do caso, e desfazer a imagem de que o governo teria pedido o afastamento" finalizando com "mas não ficou tão claro assim". essa notícia passou do âncora para a correspondente em brasília para a reportagem gravada e de volta à representante na Capital Federal e todos eles repetiram essas mesmas frases. Depois o Jornal mostrou trechos que pareciam que, realmente o governo disse pra ele sair do caso. Algo do tipo:

- Protógenes: Minha idéia é ficar até o final da investigação...

-Chefe da PF: não, não. A gente vai passar pra um dos seus colegas...

aí eu fiquei: que maluquice, isso não faz sentodo nenhum como é que o governo manda liberar gravações pra provar que não foram eles, informações editadas pela PF, e na verdade ela os incrimina mais ainda
?

Na Reccord os caras repetiram que as gravações foram liberadas para lmpar a imagem do governo mas que ficou algo nebuloso mais ou menos assim:

- Protógenes: Minha idéia é ficar até o final da investigação (...) pq eu n costumo deixar as coisas pela metade (...) se eu voltar a tempo quero continuar mas não como liderança, mais como auxílio.

- Chefe da PF: tá, tá, se você voltar a tempo tudo bem se tiver tudo certinho tecnicamente tá, tu volta mas.

- Protógenes: Não, é que.

- Chefe da PF: não, não A gente vai passar pra um dos seus colegas. tu volta como assistente mas a gente vai passar.

detalhe que a investigação terminava hoje, e só a Reccord disse isso. Eu fiquei besta. já tinha ouvido falar qu era possível distorcer as coisas mas essa foi foda.

O terceiro e Último pato, foi a troca de corpos por presos entre Israel e Líbado. eu ouvi falar que metade das reportagens do brasil são compradas de redes internacionais e se esse caso não foi prova, foi indício. Israel recebe dois corpos; logo, dois funerais; logo, chororô viúva se lamentando, aquela coisa. No Líbano há presos vivos! ou seja, Festa, vivas e alegria! nas reportagens, que pareciam ter sido compradas de uma rede Estado Unidense, fazia você sentir raiva daqueles muçulmanos escrotos que ficam comemorando a volta de amigos, enquanto os coitadinos dos israelenses que não fazem mal a ninguém sofrem com dois enterros. o engraçado é que se eles compram as reportagens onde é que eles filmam aqueles repórteres fazendo que estão lá no Oriente médio, será no sertão
?

Pois é, parece que se vc quiser se informar não deve comprar um jornal ou assistir a apenas um. leia todos e assista todos, aí vai dar pra perceber que os canhões das televisões são caminhos muito estreitos para a informação.